quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Bourdieu & a Educação no Ensino Fundamental

Pierre Bourdieu, sociólogo francês, trouxe grande mudança à Sociologia da Educação quando afirma que a escola não é neutra.
Ao dizer que a instituição de ensino reproduz a cultura dominante, reproduz também as desigualdades sociais existentes; tais desigualdades se dariam pelo capital cultural que cada aluno tem.
O nível de capital cultural possibilita, ou não, ao aluno que ele se adeque à dinâmica da escola: quanto maior o capital cultural melhor será a adaptação do mesmo. Quanto ao ensino fundamental podemos pensar nos códigos que esta modalidade de ensino cobra do aluno: adequação a métodos, avaliações; se o aluno não tem familiaridade com o que é necessário para atender a esses códigos, todo seu processo de ensino-aprendizado será dificultado. Desse modo, a escola cobra do aluno não o conteúdo, mas o comportamento ou códigos específicos de uma determinada classe.

Realizado por:
Camila Trombela RA 106601
Giovana Rocha Murilo RA 102440
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Janice Gomes RA 106433
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