terça-feira, 29 de novembro de 2011

Derrida e a Educação

Derrida acredita que qualquer produção é autobiográfica, pois carrega nossos valores, crenças, referências teóricas. Assim, ao escrever ou me relacionar com o outro (porque a escrita também é uma forma de se relacionar), falo a minha língua, e isso vai além da lígua-mãe. Meu leitor/ ouvinte/ aluno traduz o que falo, mas essa tradução não é completamente possível. Atribuímos significados às combinações de palavras que vão além dos significados isolados de cada uma delas. Segundo Derrida, herdamos muitas coisas, e temos que descontruir os conhecimentos herdados, não para destruí-los, mas para entender as bases da construção. Herdar um conhecimento traz a responsabilidade de desconstruí-lo para ir além dele. Derrida ainda discute a hospitalidade, no sentido de atenção e acolhida. Devemos, segundo ele, receber nossos hóspedes sem exigir reciprocidade, sem tematizá-los ou classificá-los. Somente assim podemos nos preocupar com o outro sem ter uma obsessão por esse outro.

SKLIAR, Carlos (org). Derrida e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

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