quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A escola Comum Inclusiva


"Ao contrário do que se pensa e se faz, as práticas escolares inclusivas não implicam um ensino adaptado para alguns alunos, mas sim um ensino diferente para todos, em que os alunos tenham condições de aprender, segundo suas próprias capacidades, sem discriminações e adaptações." p.15


"Tratar com desigualdade iguais, ou desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real." Rui Barbosa


Na perspectiva da escola inclusiva, observo que não se trata de uma educação igual para todos, independentemente de suas diferenças, mas ao contrário, uma educação diferente para todos (que são diferentes). Sem dúvidas, em todos os aspectos - social, cognitivo, intelectual, a escola inclusiva favorece todo e qualquer aluno. Mas, no entanto, para isso, as AEE's têm um papel de suma importância, pois nelas as especificidades são apresentadas e tratadas com digno respeito e os alunos portadores de necessidades especiais são atendidos não com um olhar discriminatório ou rebaixador, mas de forma em que ele possa desenvolver todas as suas capacidades.


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