quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Curta: Aprender a aprender

Gostei bastante deste curta e especialmente da opção pela ausência de falas, o que, para mim, foi fundamental para enriquecer os" diálogos" presentes no filme.
Muito além de apontar a importância do professor, acredito que o curta pretende mostrar a importância de uma atitude: o incentivo à experimentação. Isso fica evidente quando, ao invés de mostrar seu "truque" o ser fantástico que guia o garotinho o incentiva a tentar.
A cena que mostra a sequência de vasos feitos pelo garoto mostra também sua evolução. Somente no final, quando a criança consegue fazer o vaso com suas próprias mãos, lhe é mostrada a grande mágica.
Deixar que os alunos tentem, experimentem, entrem em contato com novas possibilidades é essencial para o processo de aprendizagem. O aluno é o centro e o professor seu orientador, que lhe dá autonomia e instruções quando necessário. Isso vale não só para os professores, mas para todos os educadores, ou seja, pais, familiares e todos aqueles em contato com as crianças. Ou seja, todos nós.

Me lembrei deste vídeo, sobre a inauguração de um Playground Inclusivo no Parque do Ibirapuera. Vale muito a pena: http://www.youtube.com/watch?v=NVsgTRRJ8Lc


Nenhum comentário:

Postar um comentário