“Na perspectiva da inclusão escolar, as identidades são transitórias, instáveis, inacabadas e, portanto, os alunos não são categorizáveis, não podem ser reunidos e fixados em categorias, grupos, conjuntos, que se definem por certas características arbitrariamente escolhidas.”
Após a leitura do texto pude perceber agora de maneira ainda mais clara que a inclusão escolar não se trata de classificar ou por algo em sentidos, momentos oposto, ou em forma de etapas distintas daquelas que já acontecem no ambito educacional, se assim se fizer estaremos atenuando ainda mais a chamada exclusão escolar ao inves de promovermos a real e tão importante inclusão escolar ou seja:
“Nas escolas inclusivas, ninguém se conforma a padrões que identificam os alunos como especiais e normais, comuns. Todos se igualam pelas suas diferenças!”
“Na verdade o que temos é medo
Medo de respeitar os outros como querem que nos
Respeitem
Que todos olhem pra sim mesmos e vejam a verdade
Que vejam como realmente são
Que se olhem no espelho e reconheçam a sua outra metade
O OUTRO.”
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