terça-feira, 8 de novembro de 2011

A Escola comum inclusiva

      A Educação inclusiva tem como finalidade conhecer e compreender todas as necessidades especiais educativas que cada aluno apresenta de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento de todos. Acredito que a Educação inclusiva seja parte de um processo em que a participação dos estudantes seja ampliada no ensino regular, participação esta que acontece independentemente das inúmeras diferenças encontradas dentro do contexto escolar.
          É ela quem promove o enquadre, que através de uma prática pedagógica coletiva, dinâmica( aula como acontecimento) e flexível, oferece um ambiente mais agradável, diversos métodos de aprendizagem, ou até mesmo o próprio funcionamento da escola, onde se busca fazer tudo para que o aluno adquira o conhecimento.
              Para que ela aconteça é necessário que haja reconhecimentos como por exemplo, que toda criança pode aprender, que a diferença existe sim e precisa ser respeitada, independente do sexo, da raça, da cultura, da língua, da deficiência apresentada, entre muitas outras diferenças existentes.
            É claro que muitas barreiras existem e prejudicam o andamento da escola inclusiva, assim como, custo, acesso físico, alto nível de dependência de algumas crianças na sala de aula, etc., mas para que ela aconteça não se deve restringir ou criar limitações independentemente das numerosas salas de aula ou a falta de recursos materiais.   
           A educação inclusiva começa na escola para que com o tempo seja formada uma sociedade inclusiva, que não julga mal os pensamentos dos outros por que são diferentes, pois embora todos sejam diferentes todos também tem coisas em comum, e é preciso aprender a compreender o outro, permitir que os sistemas, as estruturas da sociedade se molde segundo a necessidade de cada um.


Nenhum comentário:

Postar um comentário