quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A escola comum inclusiva

Pensar numa educação verdadeiramente inclusiva implica necessariamente rever alguns conceitos. Um dos conceitos que precisa ser revisto é o conceito de diferença. Uma escola que se diga de fato inclusiva deve partir do principio que todos aos alunos são seres singulares e cada um tem o seu jeito e seu tempo de aprender. Portanto a diferença não se constitui em “deficiências físicas ou mentais” que fogem do padrão.

Mas para que essa educação seja levada a cabo é preciso pensar em políticas que possam assegurar igualmente o direito de todos à educação e o direito à diferença. Contudo é preciso estar atento, pois o direito à diferença pode ser encarado como direito à desigualdade, uma vez que somos diferentes , seria normal uns terem acesso à educação e boas condições de vida e outros não.

Como educadores é fundamental avaliarmos os discursos que nos são apresentados em nome da “diferença”, da “diversidade” e do “multiculturalismo” e quais os ideais. Direito à diferença ou direito à desigualdade.

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