quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Rousseau e a Educação

Rousseau estava inserido em uma sociedade que tratava as crianças como pequenos adultos. Indo na contra direção, ele afirmava que crianças tinham demandas diferentes das dos adultos e que por isso, deviam ser tratadas de acordo com suas especificidades. Em decorrencia dessa concepção, Rousseau propôs um processo educacional duradouro, que fosse centrado na criança e suas necessidades, e que orientasse no caminho para liberdade e autonomia.


Para ele a educação se daria por três vias: Educação da Natureza, Educação das Coisas e Educação dos Homens; nesse sentido a aprendizagem se confudiria com toda a vida. Em uma critica ao ensino fundamental brasileiro, acreditamos ser pertinente a defesa de Rousseau de que, “criar escolas e colocar numa sala um professor e um punhado de crianças, ensinar a ler, escrever e fazer contas não é o suficiente para que se possa chamar algo de educação”, (STRECK, 2008, p.20)

Daniela de Campos Damasceno RA: 104785
Heloísa H. Wolf Antonioli RA: 102579
Lívia Maria N. Martins RA: 103089
Luísa Corat Fernandes RA: 105295

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