“O poder institucional que preside a produção das identidades e das diferenças define como normais e especiais não apenas os alunos, como também as suas escolas.” (Ropoli, 2010, p.7)
“Eu não sei na verdade quem eu sou,
Já tentei calcular o meu valor,
Mas sempre encontro sorriso e o meu paraíso é onde estou...
Por que a gente é desse jeito
Criando conceito pra tudo que restou?”
(Eu Não Sei Na Verdade Quem Eu Sou - O Teatro Mágico)
A sociedade, conforme diz a letra do grupo O Teatro Mágco, insiste em criar conceitos para tudo. Há o conceito de escola normal e escola especial. Para que essa diferença se somos um só? Tentamos acabar com essa diferença com a inclusão. Mas ao falar que precisamos incluir os alunos portadores de deficiência na escola com alunos sem deficiência, já não os estamos excluindo? Conforme diz o texto:
“O questionamento constante dos processos de diferenciação entre escolas e alunos, que decorre da oposição entre a identidade normal de alguns e especial de outros, é uma das garantias permanentes do direito à diferença.”
O que precisamos é acabar com essa diferença. Sim, alunos "especiais" precisam de mais atenção dos professores, mas se for perceber, todos os alunos precisam de toda a atenção dos professores, para poder ter um ótimo rendimento escolar...
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