sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A escola comum inclusiva

















Quanto mais discutimos a respeito da educação inclusiva, mais questões interessantes são levantadas. No texto "A escola comum inclusiva" muitas reflexões e idéias são levantadas.
"A escola comum se torna inclusiva quando reconhece as diferenças dos alunos diante
do processo educativo e busca a participação e o progresso de todos, adotando novas práticas
pedagógicas."
Inclusão não se trata apenas de aceitar alunos com necessidades especiais nas escolas regulares frequentadas pelas crianças ditas "normais". Cada um de nós é diferente. Cada um de nós tem necessidades especiais que nem sempre estão visíveis aos olhos.
Etimologicamente, o termo "incluir" significa inserir, compreender, abranger, envolver. Ou seja, trata-se de envolver, inserir todos os alunos de uma comunidade escolar num mesmo contexto, nas mesmas atividades e num mesmo ambiente. Esta sim, seria uma escola comum inclusiva, onde todos seriam respeitados em suas limitações e estimulados em suas potencialidades.

PS: escolhi a imagem da Turma da Mônica pois, apesar das muitas críticas que recebeu, acredito que a iniciativa de Maurício de Souza foi muito bacana.

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