terça-feira, 8 de novembro de 2011

Qual a contribuição da educação especial na concretização de uma escola da diferença?

“ A educação especial na perspectiva da inclusão” – Atendimento Educacional Especializado.

O atendimento educacional especializado é uma oferta obrigatória pelos sistemas de ensino, que tem por objetivo complementar a formação de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, ou superdotação, viando a autonomia destes dentro e fora da escola.
O AEE acontece, preferencialmente, em salas de recursos multifuncionais e articulado com ensino regular, o que implica em uma troca de informações entre as idéias do professor do AEE e do professor regular. Nesse sentido, é preferível que o AEE e o ensino regular ocorram na mesma escola e é necessário que o atendimento especializado seja incorporado no Projeto Político Pedagógico da instituição.
No atendimento especializado, o professor deve ter uma formação contínua, que vá além do modelo ideal de aluno; cada educando deve ser considerado na sua especificidade: a freqüência e os recursos utilizados variam pra cada um deles. Nessa perspectiva, o AEE se apresenta como uma dimensão da escola das diferenças, visto que propõe uma forma efetiva da inclusão: os alunos estão todos em uma mesma sala e são educados como seres únicos e singulares.

Ana Carolina Florindo RA 106554
Camila Trombela RA 106601
Jéssica Xavier RA 105114
Lívia Martins RA 103089
Priscila Cruz RA 105553
Regiane Trainotti RA 105613

Nenhum comentário:

Postar um comentário