segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Sobre “O nome dos outros”, de Silvia Duschatzky e Carlos Skliar

Desde o início dessa disciplina a discussão sobre o outro e o diferente me tocaram. Essa leitura foi bastante adequada para ampliar meus questionamentos. Acredito que o “outro” é fator determinante para que eu saiba quem sou, para que eu possa me compreender no mundo. Assim, discutir como se dá a relação entre o “eu” e o “outro” é relevante para nos tornamos educadores.

A partir do momento que apontamos o outro como diferente, depositamos na diferença a causa de vários problemas. No entanto, sei que não haverá um aluno igual à outro, e nenhum igual a mim. Assim, cabe ao educador mostrar aos seu alunos e a si mesmo que enquanto estivermos pensando em seres humanos, estaremos lidando com a diferença.

Minha grande preocupação em relação ao multiculturalismo reside no fato de que o respeito à outra cultura justifique a negação de conhecimentos de outras culturas. Exemplificando, podemos negar à um índio Guarani o conhecimento da língua portuguesa com a justificativa de que isso é respeito à sua cultura? Ainda não sou capaz de responder de maneira segura à essa questão, e essa leitura foi apenas uma entre tantas outras que me fazem questionar minha atuação profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário