quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A escola comum Inclusiva


As escolas recebem alunos com diversos tipos de deficiência e não busca maneiras de ensinar esses alunos, elas o excluem – ignorando o aluno na sala de aula - ou fazem com que sejam tratados como criança – não avançando na educação de tais. Um tema que me chama atenção é a educação de surdos e libras. A escola precisa criar espaços para atender todos os alunos com suas diferenças, tanto físicas quanto intelectual.

“A escola comum se torna inclusiva quando reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo e busca a participação e o progresso de todos, adotando novas práticas pedagógicas. Não é fácil e imediata a adoção dessas novas práticas, pois ela depende de mudanças que vão além da escola e da sala de aula. Para que essa escola possa se concretizar, é patente a necessidade de atualização e desenvolvimento de novos conceitos, assim como a redefinição e a aplicação de alternativas e práticas pedagógicas e educacionais compatíveis com a inclusão.”[p.9]

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