um prolongamento das aulas da disciplina EP153 do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação - UNICAMP
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Platão & a Educação
Relacionar o pensamento de Platão com o quadro do Ensino Fundamental de nossos dias é uma atividade, se não delicada, muito complexa.
Platão evocava a ideia da excelência humana diante do processo educativo, o que poderia se opor as diretrizes atualmente vigentes que encontram no aspecto cognitivo o principal escopo da atividade educacional. Para Platão, a globalidade do indivíduo, transcenderia o mero campo da cognição, expandindo-se para os campos da cultura física, musical e outras mais que auxiliariam o individuo a trabalhar seu raciocínio junto a sua subjetividade, a fim de, ao final de seu longo processo de formação, ascender às esferas do pensamento filosófico.
Talvez Platão relacionasse a nossa educação atual-muitas vezes como simples repetição de conteúdo e perpetuação desses através da crença de que seriam "verdades únicas"-ao labor dos sofistas a quem ele dirigia duras criticas( retóricas, persuasão psicológica, discursos vazios).
Mas, ainda assim, a função de instruir que dispomos nos nossos dias de hoje, abarcando desde a base do Ensino Fundamental, contempla o ideal platônico de descobrir e trabalhar a questão do lugar do individuo na cidade e como o individuo e a sociedade se refletem mutuamente, para "liberá-los da decadência" e propor novas possibilidades às futuras gerações.
Por:
Carolina D'Anna Acayaba RA 104729
Yuri Ferraz Levy RA 104389
Renata Carolina Casagrande RA 103944
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