quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Paulo Freire e a Educação

" (...) libertando-se, na e pela luta necessária e justa, o oprimido, como indivíduo e como classe, liberta o opressor, pelo fato simplesmente de proibi-lo de continuar oprimindo. (FREIRE, 1994, p.100)"


Apesar de Freire considerar que somos seres determinados pelos contextos históricos e sócio-culturais em que estamos inseridos, acredita também que somo capazes de superar as condições em que fomos colocados, na medida em que possuímos vocação para a humanização do mundo. Isso, contudo, só faz sentido quando tomamos consciência das situações e limites dos condicionantes da nossa forma de existir em sociedade, promovendo, assim, capacidade para que tomemos atitudes que caminha para uma transformação.


FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1994

Camile Lanza de Paula RA: 116389
Claudia Regina Campanaro RA: 104759
Hanna Cotrim Broncher RA: 102562
Joyce de Pontes Ishizaki RA: 102859
Emanoelle Bonacio de Almeida RA: 104848
Sabrina Fávero de Freitas RA: 104043

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