terça-feira, 15 de novembro de 2011

A Escola Comum Inclusiva

"A escola comum se torna inclusiva quando reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo e busca a participação e o progresso de todos, adotando novas práticas pedagógicas."

O texto coloca como possível uma escola trabalhando as diferenças de forma efetiva e natural com seus alunos. Na realidade, é um desafio pensar em como fazer isso, uma vez que colocando a questão da inclusão em pauta, se coloca em evidência a existência da mesma e com isso, ela se torna algo não natural. Somos nós mesmo que criamos as diferenças, porque ela existir, é normal! Ao longo do tempo criamos padrões, colocamos limites e características, classificamos e medimos.
O importante é agir com naturalidade frente as diferenças que a inclusão ocorrerá de forma natural também. O desafio maior é como fazer isso diante da sociedade em que vivemos atualmente? É como manter a ideia de uma escola inclusiva, sendo que, a criança ao sair dela, se depara na própria família assim como na mídia, com uma ideia distorcida de inclusão e diferença?

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