quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Aparências

Regiane Trainotti RA: 105613
Ana Carolina Florindo RA: 106554
Yuri Ferraz Levy RA: 104389
Anderson Cavalini RA: 10
Isadora Franco Di Gianni RA: 044113

Aparência. Uma palavra que se destaca na apresentação das imagens é a aparência.
Embora a nossa sociedade tenda a atribuir mais valor aquilo que possui um verniz superficial de beleza, o que sustenta um ideal de consumo, nem sempre adentra no cerne de significado de cada coisa, na essência.
Da mesma forma que nem tudo o que é ouro fulgura, nem tudo o que se reveste de aparência destituída de luxo e faustosidade é, necessariamente, pobreza.
Se pobreza é, antes da carência material, ignorância, nota-se que por detrás das imagens observadas – umas chocantes, inclusive – se esconde o tesouro do interesse pela educação, que nem mesmo diante de todas as vicissitudes que cerceam-lhe o sonho de expansão, continua brilhando na mente daqueles que tem ideal.
Por essas aparências, diferentes do nosso ideário, julgamos as fotos como desigualdade, com toda a conotação negativa que isso traz, ao invés de pensar na diferença humana.

Um comentário:

  1. Compartilho da idéia de que a pobreza não se limita apenas às necessidades atendidas por bens materiais. A ignorância, a arrogância, a superficialidade, e muitas outras patologias deveriam ser extirpardas de nós mesmos antes de qualquer outra discussão.

    ResponderExcluir