quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Realidade e a Verdade

Significado de Realidade

s.f. Existência efetiva: a realidade do mundo exterior.
Coisa real: nossas esperanças tornaram-se realidade.

Significado de Verdade

s.f. Identidade de uma representação com a realidade representada; exatidão, autenticidade: verdade histórica.
O que é certo, verdadeiro: quer saber a verdade.
Princípio certo, constante; axioma: verdade matemática.
Boa-fé; sinceridade: falar com verdade.


Partindo do significado dessas duas palavras, e tomando como verdade, o fato de que a verdade pode sim ser diferente da realidade, já que para nós, verdade são as crenças, os princípios, a representação da realidade de acordo com um ponto de vista, e que a realidade é o que de fato aconteceu, sem influência de pontos de vista e que não pode ser mudado, apartir da leitura do texto pudemos pensar que, na sociedade da informação e da comunicação generalizada já não há apenas uma verdade, ou uma realidade. E isso, apesar de ser bom, pois as pessoas podem se libertar da verdade do poder, também é ruim, pois se abrem inúmeros caminhos para a falsificação e manipulação, fazendo com que as pessoas comecem a descrer de tudo, perdendo seu solo.

No entanto apesar de nessa sociedade a mídia ter um forte papel manipulador e em alguns casos até mesmo de calar a voz dos educadores, pois vem assumindo um papel fortemente educativo, nos deparamos com a declaração do autor, de que é também através da escola que realidades e interpretações dominantes são repassados e é juntamente com os meios de comunicação de massa, lugares de produção, de reprodução, de crítica e dissolução que se forma uma verdade. Portanto, educadores, são servidores ( como o filósofo ) de Agamenon, pois reconhecem sua verdade como a verdade e sua realidade como a realidade, mas ás vezes tomam para si pensamentos como os do porqueiro que em hora ou outra duvida e suspeita que não seja verdadeira a verdade de Agamenon e nem real sua realidade.

Mais do que seres acomodados, assim como os servidores de Agamenon, os educadores devem ser seguidores do porqueiro, pois só assim haverá indagação, problematização, questionamento da verdade dominante, do poder da verdade, que por fim gerará um aprender e uma verdadeira busca pela verdade formará para a independência e criticidade.

Grupo:

Aline Rocatto

Daniela Damasceno

Ellen Ceccon

Joyce de Pontes

Luisa Corat

Thais Palhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário