quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Verdade ou Desafio?


Sobre o texto: AGAMENON E SEU PORQUEIRO

IN: LARROSA. J. Pedagogia Profana:danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

A existência de uma única realidade e uma única verdade válidas para todos, colocada em questão no texto, nos leva a pensar sobre a construção da verdade por aqueles que detêm o poder e na transmissão dessa verdade por diferentes vias, inclusive dentro da escola.

A organização da educação hoje está em conformidade com a idéia da única verdade, em que muitos professores servem como meio de transmissão daquilo que as autoridades desejam, assumindo uma postura de autoridade, detentor de todo conhecimento, tendo certo receio dos possíveis questionamentos dos alunos, pois em sua formação também foi passado para ele uma única verdade.

Esta postura normalmente assumida pelos professores dentro da sala de aula empobrece o processo de ensino e aprendizagem, na medida em que a realidade e a verdade dos alunos são desconsideradas, criando um distanciamento entre professor e aluno e entre aluno e conhecimento.

A proposta do texto de desconstruir essa realidade e verdade únicas incentiva o professor para uma postura desafiadora, mais humanizada, que promova uma relação de ensino e aprendizagem mútua, na qual professor sai do seu papel de autoridade e o aluno sai de seu papel de propriedade, os sujeitos são formados mais críticos e construtores de opiniões.

Priscila Santos da Cruz RA: 105553

Jéssica Andressa de Souza Xavier RA: 105114

Camila Fernandes Trombela RA: 106601

Livia Maria Ninci Martins RA: 103089

4 comentários:

  1. Momento descontração do grupo: Desconfie de todos... hahahaha

    http://www.youtube.com/watch?v=WTApgKwTzR0

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  2. gostei do texto de voces. como alunos e futuros professores penso que temos essa responsabilidade de quebrar com o paradigma de verdade unica que durante mto tempo nos foi imposta. se queremos de fato formar sujeitos autonomos e criticos devemos permitir que possam construir as suas proprias verdades, em vez de impo-los uma.

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  3. Esta questão da escola possibilitar a educação crítica é algo muito importante para que o educando seja capaz de crescer e expor suas idéias, e por meio destas ser um sujeito autônomo. Minha experiencia como aluna em escolas mostra-me que isto esta bem longe de acontecer, sendo assim temos que nos esforçar para que esta educação visando a critica passe a acontecer. Porem, como ir contra este comodismo? Esta forma de educação??

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  4. Acredito que podemos ir contra esta forma de educação por meio de pequenas ações, por exemplo, promovendo o diálogo com os alunos e repensando as atividades que vamos propor em sala de aula.
    Um trecho do texto "Sobre a lição" da aula passada,"O que se deve ler na lição não é o que o texto diz, mas aquilo que ele dá o que dizer", oferece uma idéia interessante ligada a esse assunto: nos leva a pensar que, em nossa prática como educadores, podemos deixar a verdade do texto de lado e buscar trabalhar com as verdades produzidas pelos alunos a partir dele.

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