sábado, 13 de agosto de 2011

"Sobre a lição"


No texto "Sobre a lição", o autor utiliza o recurso da metalinguagem para que o leitor entenda como um texto deve ser lido, comprendido e também escrito. O autor no texto, magnifica a leitura, como instrumento não só de conhecimento intelectual, mas também de prazer, provocadora de sentimentos e sensações, como uma abertura para novos pensamentos.Achei muito interessante, a compreensão que ele traz quando se refere ao professor. Para mim, uma idéia ficou muito clara, que ao dar uma lição, o professor deve primeiro se envolver nela, ter prazer em fazê-la e de certa forma, senti-la antes de que seja ministrada ao seus alunos. E somente dessa forma, haverá de fato o ensino.
A frase do texto que escolhi para dar legenda á figura é a seguinte: "A leitura nos traz o comum do aprender enquanto que esse comum não é senão o silêncio ou o espaço em branco onde se mostram as diferenças."


Rafaela Aline RA: 103878

3 comentários:

  1. Para mim o que mais marcou no texto foi compreender a importância do professor numa simples leitura em sala. Enxergar a diversas possibilidades que o professor tem, e escolhe o livro da melhor maneira a envolver seus alunos.

    Não é apenas uma escolhe didática, mas também política, a fim de melhor formar aquele aluno, fazendo-o interagir com o grupo, e estimulando sua imaginação e reflexões próprias.

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  2. Gosto desta questão do professor ter que sentir o que quer passar, estar de acordo com ela. Seria muito incoerente e acredito que a aula não seria a mesma caso não fosse assim.

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  3. Hoje na Pós da EPM-CAMPINAS, foi dia de trabalharmos o Texto Pedagogia Profana – Danças, Piruetas e Mascaradas – Jorge Larrosa. Sensacional ... O texto é provocação filosófica à abertura da pedagogia a seu poder-ser uma outra pedagogia, outra de muito do seu sido, do seu sendo, dos seus cânones. O modo como aparece esse porvir da pedagogia é apenas insinuado através dos textos, uma vez próprio aos textos, distintos temporalmente entre si, na produção, o caráter intencional de uma busca ao reaprendizado, de uma reelaboração dos saberes, linguagens e métodos dominantes de discurso e práticas pedagógicas.

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