terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sobre a Lição

Pessoal resolvi postar a minha produção feita com base neste texto, na época que cursei essa disciplina.

Fiquei pensando e pensando sobre o texto e encontro tanto o que dizer, que na hora de escrever ou explicar eu me perco em minhas múltiplas idéias.
O que é que nos permite viajar, conhecer gente e costumes diferentes sem sair do lugar? Como conhecer os segredos e os mistérios do mundo?
Diante de todas as experiências de vida das pessoas, a leitura aparece como uma das mais adequadas para fazê-las viajar, conhecer e encontrar sentido na vida.
Como já dizia Mário Quintana: “Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem". A leitura nos estimula, nos transporta, nos faz viajar e nos dá conhecimento. Aprender a ler e não ler é um crime contra nós mesmo, onde os únicos prejudicados somos nós.
Gostei muito da frase de Larrosa “A amizade da leitura não está em olhar um para o outro, mas em olhar todos na mesma direção. E em ver coisas diferentes. A liberdade da leitura está em ver o que não foi visto nem previsto. E em dizê-lo. Mas para que essa liberdade seja possível, é preciso entregar-se ao texto, deixar-se inquietar por ele, e perder-se nele”. E é isso que eu mais gosto na leitura, a forma como um mesmo texto pode trazer significados diferentes pra mim e pra você. Mas é fundamental que você se entregue ao texto.
Amo ler, amo me perder num mundo totalmente novo, criado por mim através da leitura que faço. Ler é uma válvula de escape desse mundo complicado.
“Um país se faz com homens e com livros”, escreveu Monteiro Lobato. E confio nesse escritor, pois as nações necessitam de grandes idéias, de pessoas que saibam pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário