quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Vivemos em um mundo de muitas verdades e algumas mentiras, ao fazermos uma busca rápida no google com a palavra verdade encontramos, aproximadamente, cento e treze milhões de resultados, fazendo a busca com a palavra mentira encontramos aproximadamente cinquenta e quatro milhões de resultados. Parece que no geral estamos muito mais preocupados com a verdade do que com a mentira, mas não serão as nossas verdades atuais mentiras no futuro?

Vemos tudo passar muito rápido, o que hoje É amanha não É mais. Diante dessa situação o que deve o educador falar com seus alunos? Verdades passadas, verdades presentes ou verdades futuras? Aqui a vontade é responder que o educador deve falar de verdades futuras, agindo como um visionário e fazendo seus alunos enchergarem além do passado e do presente, entretanto depois da leitura do texto de Larrosa percebemos que é possível ir além disso, levantando hipoteses do sujeito que fala da realidade como se fosse a própria verdade.

Na medida que a disponibilidade das informações e do conhecimento invade a escola, o aprendizado necessariamente precisa prever uma educação crítica de que negar ou apropriar-se desses conteúdos, deve cuidadosamente passar pela reflexão e dúvidas porque o perigo pode se esconder em criar uma "realidade falsa" para repudiar uma "falsa realidade"


Pâmela Roberta Ramelo 108354
Poliana Murer Cavalcante Doi 103808
Cristiane Galdino 101901
Rafaela Aline de Freitas 103878

Nenhum comentário:

Postar um comentário