terça-feira, 16 de agosto de 2011

O valor da leitura no desenvolvimento humano



A leitura é uma das possibilidades que mais trás benefícios a vida e a educação de qualquer indivíduo, principalmente para as crinças que possuem uma maior capacidade de desenvolver a criatividade, ajudando em sua alfabetização. Atualmente, a tecnologia, mais precisamente dizendo, a internet, por estar cada vez mais ágil, apresentando resultados de qualidade, está bloqueando o interesse pelos livros, empobrecendo o vocabulário das pessoas, afastando-as de obter conhecimento e ter o hábito de ler.

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nosso filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." (Bill Gates).

A partir dos conhecimentos que se adquire com o costume de ler, pode se descobrir um mundo novo, com várias coisas que eram desconhecidas, portanto, isso deve ser passado à criança como forma de incentivar algo prazeroso e essencial para seu desenvolvimento, proporcionando a capacidade de interpretação.

Incentivar a criança é diferente de obrigá-la. Ela deve ter o direito de escolher o que quer ler, para que isso não seja um sacrifício e sim um anseio de aumentar sua aptidão de pensar a partir de um livro.







3 comentários:

  1. Mayara, penso que quando existe a obrigatoriedade perde-se um pouco o valor da obra, já que existe o fardo e ele precisa ser realizado (no caso, lido). Como você disse "Incentivar a criança é diferente de obrigá-la."

    ResponderExcluir
  2. Com a internet, os livros deixaram de ser "importantes". Os trabalhos que antes usávamos as enciclopédias, procurávamos a palavra a escrevíamos, hoje jogamos no google e praticamente encontramos o trabalho feito. Para mim, nada supera a sensação de ter o livro na mão para ler. É bem mais prazeroso além do fato de poder ler em qualquer lugar, ao contrário de baxar o livro pela internet.

    ResponderExcluir
  3. Concordo quando você diz que "Incentivar a criança é diferente de obrigá-la.", e acho também que o importante é incentivar qualquer tipo de leitura, não importa se é a leitura do livro ou a leitura no computador, se é um romance ou um quadrinho. Para mim, assim como a Lari, nada supera a sensação de ter um livro em mãos.

    ResponderExcluir