quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Eu, o livro e os mundos


A leitura do texto de Larrosa me fez pensar em minha própria experiência com a leitura. Desde pequena meus pais me incentivavam a ler, buscando oferecer novos conhecimentos àquela pequena menina. Minhas primeiras escolhas eram influenciadas pela capa, claro. Os livros com mais ilustrações e cores eram sempre escolhidos. Com o passar do tempo, percebi que o mais interessante não estava na capa, mas naquelas letras miúdas que tanto comunicavam.
Essa descoberta mudou minha vida. Passava horas, dias, semanas lendo livros. Cada livro era a porta para um mundo novo, de descobertas e experiências novas.
Isso acontece até hoje. Ás vezes, releio um livro antigo, e um mundo diferente daquele primeiro se materializa, novos significados e novas lições surgem.
O mesmo ocorre quando troco informações com outros leitores. Como diz Larrosa: "Na lição o texto comunica. Mas o comunicar do texto não é a elaboração do comum, mas o estabelecimento de um "entre" no que os leitores se separam e se dispersam de um modo não totalizável, numa relação pluralizadora. O comunicar do texto, seu ser-em-comum, é o espaçamento que torna possível o heterogêneo."
Dessa forma, na intenção de compartilhar uma leitura com vocês, indico o livro "O mundo de Sofia", de Jostein Gaarder. Trata-se de um livro sobre leitura, conhecimento, novos mundos e muito mais, que só a experiência de cada leitor pode ter!
Espero que gotem! Depois podemos conversar sobre ele e descobrir os mundos que construímos...

2 comentários:

  1. A leitura vem, primeiro, pelo incentivo. Feito esse passo, vem o gosto, a sensação boa que é descobrir novas histórias, novos mundos, ficções...Sinto isso quando leio algo pela primeira vez ou quando releio uma obra; cada leitura nso trá mil possibilidades e interpretações, e, a partir delas, criamos as nossas histórias.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a questão de que na comunicação de leitores há uma gama de lições que podemos aprender.
    Lembro-me da primeira vez que comecei a ler o livro que você recomendou. Entrei em crise. Foi tudo muito novo. Um mundo tão diferente que foi apresentado que não consegui chegar até o fim e resolvi começar de novo, capítulo por capítulo bem devagar.
    Vale a pena lê-lo. No mínimo fará uma cóceguinhas no íntimo.

    ResponderExcluir