quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O Tempo do Leitura

Começei a fazer a leitura do texto do Larrosa com certa pressa, pois outras atividades ainda me esperavam. Fui passando os olhos muito rapidamente pelas linhas do texto quando derrepente logo no primeiro paragrafo uma frase me saltou aos olhos e me fez parar e ir com mais calma."Hospitalidade do livro e disponibilidade dos leitores" Eis aí a frase que me mordeu. Ao ler isso me senti indisponível para o texto, não porque o tema ou o autor não me agradacem, mas simplesmente pelo fato de o tempo para que eu sentisse o veneno ser limitado.

Existem venenos que são instantâneos, cai na veia e mata. Acho que é o caso dos venenos que costumam vir com as propagandas em revistas e jornais, frases curtas e rápidas que tem um efeito fatal. Porém e ainda bem existem os venenos lentos que precisam de horas para surtir efeito, ele penetra devagarinho e toma conta de nós, nos leva pra outro mundo, um mundo desconhecido.

Entretanto por vezes cortamos o efeito desse veneno com um antídoto chamado tempo. O tempo parece ser o grande vilão da leitura, existem resumos de livro para não perder tempo, existem filmes baseados em livro para economizar tempo, existem técnicas de leitura dinâmica para sobrar tempo. Tempo, tempo, tempo, vamos consumindo esse antídoto de forma desenfreada até que o veneno da leitura não surta mais efeito em nós.

Dessa forma fica cada dia mais difícil parar e fazer uma leitura verdadeira, aquela que nos faz parar e pensar. Parar para pensar no pensamento de um outro ser que num instante de liberdade escreveu algo, nos presenteando com algo para se pensar.

Um comentário:

  1. Aquela frase também me pegou! Não esperava ler algo daquele tipo, e quando vi aquilo, me empolguei para ler o resto.
    Mas eu não tinha parado para pensar no tempo, como você disse. E de fato é isso o que acontece muitas vezes: não temos tempo para ler na íntegra, quando sabemos que temos que ler. As vezes temos tempo, mas como temos muitas coisas para fazer, resolvemos ler o resumo, pois acreditamos que ler o livro será uma perda de tempo e menos importante do que nossas outras atividades.

    ResponderExcluir