quarta-feira, 17 de agosto de 2011

"sobre a lição" do prazer de ler




Ao ler o texto de Jorge Larrosa, duas lembranças significativas me ocorreram. A primeira delas foi a minha relação com leitura, já que ao crescer fui me esquecendo do prazer e da importância desse hábito e o via como uma espécie de obrigação, sendo assim eu me recusava. Até descobrir o mundo magnífico, lúdico e libertador que a leitura pode trazer para cada um de nós. A partir do momento que encaramos o livro como uma aventura, sendo essa a minha maneira de abrir um livro, me surpreendo sempre, sem saber como a minha imaginação vai revelar esse novo mundo para mim.

A segunda lembrança diz respeito ao meu estágio, que me mostra como a leitura de um livro é importante para a criança, como eles são atraídos pelo lúdico na literatura e como aprender dessa forma os empolga e a roda de leitura se torna um momento importante para elas e o quanto elas demonstram aprender com a leitura. Sendo assim como é importante que a leitura e o aprendizado caminhem juntos, para que seja estimulado nas crianças esse hábito e que assim o aprendizado esteja atrelado a algo prazeroso e que seja cultivado não só na infância.

Os contos de fadas encantam adultos também, assim sendo, por quê seria errado o adulto se encantar com a ficção, o lúdico e todo esse universo de fantasia que alguns livros trazem?

Um comentário:

  1. Me identifiquei bastante com a descrição que você fez de seu relacionamento com a leitura! Eu não acho nada errado que depois de adultos continuemos a nos encantar pelo lúdico! Ao menos pra mim, isso continua sendo muito importante. Afinal, como disse Henry Miller:" "Devemos ler para oferecer à nossa alma a oportunidade da luxúria".

    ResponderExcluir