quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O texto de Larossa ajudou-me a recordar das minhas experiências com a leitura e a pensar no meu papel futura professora. Centrei-me na frase “mas o que-com o texto, ou contra o texto ou a partir do texto - nós sejamos capazes de pensar”.

Lembro-me que os meus primeiros contatos com a leitura e a escrita foram extraordinários. As letras me fascinavam muito.Na adolescência sempre que lia livros do meu interesse, simplesmente devorarva-os. Portanto sempre considerei-me como uma pessoa que gostasse da leitura. Por outro lado, durante todo o tempo que passei na escola, sempre fui incentivada a ler por obrigação ou aplicabilidade e pensar de acordo com as expectativas dos professores, por isso a leitura não era prazerosa na escola, mas sim fora dela. Atualmente sinto que as minhas leituras e interpretações dificilmente vão para alem do texto ou da exigência do professor, porque dificilmente paro para pensar outras coisas ou indagar sobre questões que me vêem à mente. Acrescentando que faz muito tempo que não leio um livro do meu interesse, mesmo nas férias quando tenho tempo disponível.Como futura professora o texto desafiou-me a convidar os meus alunos a leitura, deixando-os livres para pensar, interpretar, questionar e recriar a partir da leitura, não esperando que os seus pensamentos venham a ser iguais aos meus.

pensei nessa imagem, porque a leitura nos convida a abraçá-la e envolver-se com ela.

2 comentários:

  1. Também concordo que ler um livro de nossa escolha é fácil, prazeroso e o lemos rapidamente. Enquanto que livros para a escola, que muitas vezes não são do nosso gosto, torna a leitura chata e demorada. Também acho, que como professoras, é nosso dever fazer com que nossos alunos tomem gosto da leitura e que tenham suas próprias opiniões...

    ResponderExcluir
  2. Excelente escolha de imagem!! O que mais me marcou na leitura foi a maneira que Larrosa descreve o envolvimento da leitura, e a imagem simplesmente traduz isso!!

    ResponderExcluir