terça-feira, 23 de agosto de 2011

O APÓLOGO SOBRE A VERDADE


[M.C. Escher - Auto-Retrato]


O que é a verdade? O que é a realidade? Como alcançá-las, se muito do que aprendemos e ensinamos está impregnado com interpretações parciais e tendenciosas dessa realidade? A mídia nos inunda com suas verdades particulares e tem como foco inculcar-nos falseamentos disfarçados com o manto da realidade. Simultaneamente, as mentiras educativas também tentam sujar nosso caminho em busca dessa verdade, como se a realidade fosse um objeto de disputa, um objeto que se torna real à medida que vai ganhando seus seguidores.
A realidade é como uma caça diária na qual, conscientemente ou não, sempre haverá aqueles que lutam por encontrar presas frágeis. Desta maneira, em um mundo diverso como esse - repleto de presas e predadores - é por meio da retórica que a parcela predadora da mídia, bem como dos educadores, almejam por capturar suas presas, inculcando-lhes verdades, impedindo-lhes de encontrá-las por si mesmas. No entanto, há, também, predadores do bem, dispostos a provocar uma caça sadia, na qual cada um tem a possibilidade de encontrar as perguntas que se adequem às realidades de suas verdades.
Só é possível sair ileso dessa disputa se conseguirmos nos desvencilhar das amarras da verdade do poder. Esse é (ou ao menos deveria ser) um dos princípios da educação; abrir nossos olhos e nossas mentes para a gama de realidades à nossa disposição, e nos instruir para que possamos distingui-las. Assim, somos capazes de nos enxergar e ver o mundo que está ao nosso redor, como Escher faz em seu auto-retrato.



Amanda Nicolaidis RA: 105831
Claudia Regina Campanaro RA: 104759
Franciele Fernanda Amaral RA: 102336
Heloísa Helena Wolf Antonioli RA: 102579
Renata Bernardo RA: 103945

5 comentários:

  1. pois é o mundo está repleto de tantas falsas verdades e nos como educadores, temos essa tarefa importantissima de saber escolher e decidir que rumo tomamos.ebm interessante a comparaçao com a caça que fizeram. e no caso do professor uma caça sadia que busque de fato indagar e questionar o mundo a nossa volta

    ResponderExcluir
  2. "abrir nossos olhos e nossas mentes para a gama de realidades à nossa disposição, e nos instruir para que possamos distingui-las."
    Concordo plenamente, talvez por eu não ter tido esse conhecimento, hoje sinto uma grande dificuldade de duvidar de autores que nós mesmos estudamos. E se eles são opostos causa uma pequena crise interna. Se houvesse essa flexibilidade de realidades, provavelmente estaríamos em um mundo muito diferente.

    ResponderExcluir
  3. Essa analogia que vocês fizeram com 'presa/predador' foi muito interessante. E quando dizem que 'há aqueles que lutam por presas frágeis', penso que é exatamente isso que acontece. A mídia tenta de toda forma alienar as pessoas, e acredito que o grande desafio do educador é se afastar disso, oferecendo aos alunos uma saída desse 'jogo de poder'. O professor deve propiciar ao aluno a tomada de consciência da SUA verdade e realidade.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que a verdade deve ser dita pelo professor, mas que acima de tudo este mostre as varias faces da verdade, as muitas versões da história, pois infelizmente ainda hoje somos contemplados por uma parcela da verdade e a outra acaba se perdendo e esta parcela se torna a verdade mais do que absoluta...O professor tem esse compromisso, mesmo que a verdade não seja compatível o que ele acredita.

    ResponderExcluir
  5. Devemos ser, portanto, como futuras e futuros educadores, predadores do bem e com uma caça sadia, perceber o que acontece na busca incessante da realidade.

    ResponderExcluir