quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Sobre a lição...


O texto de Jorge Larossa me fez dar conta do quão engajada minha vida foi e é em torno da leitura, e o quanto dependo desta a cada dia mais. Desde pequena, sempre tive uma paixão inexplicavel em ficar o dia inteiro sob um bom livro, simplesmente por me fazer bem tão ato.
Sabemos que um professor é elemento de mediação das fontes de informação e é, atraves da leitura, que se é possivel ensinar e aprender. Diante disto, vi-me por inteira neste mundo de leitura que considero mágico. Espero poder transmitir aos meus alunos o que sinto e o sentimento que se pode ter quando se lê.
A liberdade da leitura está em ver e interpretar o texto de maneiras diferentes, de acordo com o limite de nossa imaginação.
O que me fez pensar lendo tal texto, é que sabemos que uma caracteristica importante, constitutiva da sociedade atual, é a busca de informações e de conhecimento.
Seria praticamente impossivel a comunicação entre as pessoas, não fosse o poder que a leitura tem. Daí a sua importancia.
Por isso que cada leitura é um aprendizado ja que entramos em contato com os assuntos que estão circunscritos dentro de um contexto.
A leitura aprofunda o conhecimento da pessoa e amplia seus horizontes compreendendo melhor o mundo em que se habita, tornando o sujeito protagonista de sua história e da sociedade a qua pertence.

Levando em consideração estas questões, lembrei da canção "sonho de uma flauta" do Teatro Mágico. Recomendo para todos.

"Nem toda palavra é
Aquilo que o dicionário diz
Nem todo pedaço de pedra
Se parece com tijolo ou com pedra de giz

Avião parece passarinho
Que não sabe bater asa
Passarinho voando longe
Parece borboleta que fugiu de casa"

2 comentários:

  1. Concordo com você, Bruna. Vejo que em nossa atuação como pedagogas devemos transmitir o amor por esse mundo de possibilidades que a leitura nos traz. Pensando também na letra da música que você colocou, lembrei de como a leitura era negligenciada na minha vida escolar. Em casa, eu lia por amor; na esola, por obrigação, já que o livro não era explorado adequadamente. Pretendo levar a experiência de casa para a sala de aula!
    =)

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a escolha da música, afinal nem toda palavra é aquilo que o dicionário diz, isso definitivamente, cada um dá às palavras o significa que vai dentro de si.

    Acredito q outra parte dessa música cabe muito bem também:

    "Descobrir o verdadeiro sentido das coisas
    É querer saber demais
    Querer saber demais"

    ResponderExcluir