sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Plano da Disciplina

Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Faculdade de Educação
Curso de Pedagogia

EP 153– Metodologia do Ensino Fundamental

Profa. Maria Teresa Eglér Mantoan
LEPED/Unicamp

Blog http://ep153.blogspot.com

2º semestre de 2011

Plano de Curso

Ementa: O curso tratará de aspectos teóricos e de práticas escolares do Ensino Fundamental, na perspectiva de uma escola para todos - ensino inclusivo. Abordaremos as inovações educacionais que subjazem a essas práticas e que afetam a organização administrativa e pedagógica das escolas.

Objetivos

Discutir essa etapa da educação básica e o acesso de todos os alunos à escola, a partir de:

- políticas educacionais e legislação;
- o conceito de inclusão;
- transformação de sistemas educacionais
- experiências de ressignificação e novas direções das práticas de educação escolar ;
- gestão escolar inclusiva;
- identidade profissional do professor e dos especialistas;
- o aluno na perspectiva inclusiva
- a formação dos professores.

Conteúdos

Redimensionamento da organização escolar e das práticas de Ensino Fundamental, para atender às novas propostas de uma escola para todos.

Escola das diferenças? Escolas dos diferentes? – o que são? Por quê? Como fazer inclusão escolar?

A formação de professores no contexto das inovações escolares que adotam princípios inclusivos.

Atividades

Aulas presenciais e atividades no ambiente virtual da disciplina, produções intelectuais individualizadas, trabalhos em grupo.

Avaliação

Constará da participação nos trabalhos acima descritos e de uma auto-avaliação do desempenho dos alunos em todas as atividades do curso.

Bibliografia

ALVES, N. e LEITE GARCIA, R. (orgs.).O sentido da escola. Rio de Janeiro / RJ:
DP& A., 1994.

AQUINO, J. (org). Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus Editorial, 1998.

BRANDÃO, Z. (org.). A crise dos paradigmas e a educação. 3ª edição, São Paulo: Corte, 1994.

ESTEBAN, M. T. (org.) . Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 3ª edição. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

FERREIRA, G. de M. (org). Palavra de Professor (a): tateios e reflexões na prática da pedagogia Freinet.Campinas:Mercado das Letras - Edições e Livraria LTDA, 2003.

LARROSA, J. e PÉREZ de LARA, N. (orgs.) Imagens do outro; tradução de Celso Márcio Teixeira. Petrópolis/RJ: Vozes, 1998.

LARROSSA, J.Pedagogia profana –danças, piruetas, mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

MANTOAN, M. T. E.. Integração/Inclusão – escola (de qualidade) para todos. Pátio – revista pedagógica 2,(5), 48-51, 1998.

MANTOAN, M. T. E. .Ensinando a turma toda – as diferenças na escola. Pátio – revista pedagógica – ARTMED/ Porto Alegre RS, Ano V, nº 20, Fev/Abr/2002, pp.18, 2000.

MANTOAN, M. T. E. Todas as crianças são bem-vindas à escola. Apostila. Faculdade de Educação/ Unicamp – Campinas/SP. 1998.

MANTOAN, M. T. E, . Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer”? São Paulo: Editora Moderna, 2003

MANTOAN, M. T. E. O desafio das diferenças nas escolas. Petrópolis, RJ : Vozes, 2010, 3ª. edição.

MANTOAN, M. T. E.,TEIXEIRA DOS SANTOS. T.C.. Atendimento Educacional Especializado- políticas públicas e gestão nos municípios. São Paulo: Editora Moderna, 2010.

PIERUCCI, A. F. Ciladas das diferenças. São Paulo: Editora 34, 1999.

RANCIÈRE, J.. O mestre ignorante. Cinco estudos sobre emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SAMPAIO , R. M. W. F. Freinet: evolução histórica e atualidades.São Paulo: Editora Scipione, 1989.

SILVA, T. T.da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.


Outras fontes:

• filmes;
• trabalhos não publicados e apresentados em congressos, simpósios encontros ( anais);
• livros de autoria de sociedades, associações, entidades públicas e similares;
• artigos em jornais e de revistas especializadas ou não especializadas, entrevistas;
• documentos oficiais: federais, estaduais e municipais;
• pareceres, deliberações;leis, cartilhas sobre direitos humanos
• materiais não impressos: filmes, fitas cassete;
• apostilas e outros.


Profa. Dra. Maria Teresa Eglér Mantoan

Campinas, em agosto de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário