terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sobre a lição

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.

Bill Gates.

Em um mundo hoje tão informatizado, achei pertinente a postagem desta frase dita por uma das figuras mais expressivas dessa informatização. Mesmo um defensor da tecnologia não exclui a importância de um livro. Ler abre nossos horizontes.
Como disse Larrosa: “... depois da leitura, o importante não é que nós saibamos do texto e que nós pensa-mos do texto, mas o que – com o texto, ou contra o texto ou a partir do texto – nós sejamos capazes de pensar.” Acredito que essa nossa capacidade de pensar deve ser estimulada ao máximo e também ser deixada livre, não devemos prende-la a padrões, a moldes, impostos tão excessivamente a nós. Ao contrário, devemos compartilhá-la, e refaze-la com o outro, por nossas conversas e vivências.
Ler nos faz conhecer! Apresenta-nos mundos diferentes sem ser preciso sair de casa, ou onde esteja sendo feita a leitura.

Ler nos faz crescer!




Um comentário:

  1. gi concordo com vc e tb acho que muito importante que como professores possamos deixar os livres para pensarem o que quiserem a partir de qualquer leitura, pois quando cada um compartilha a sua visao nos enriquecemos ainda mais, pois temos a possibilidade de enxergar coisas que talvez
    sozinhos nao conseguiriamos ver

    ResponderExcluir