terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sobre a Lição! (?)


PARE!!! Isto não é uma imagem comum. Preste atenção! O que você acha que é? O que parece ser? Você acredita no que seus olhos vêem? Vou dar uma dica, com base no texto "Sobre a Lição", de Jorge Larrosa. Diz o autor: "E o que se pede aos que, no abrir--se o livro, são chamados à leitura não é senão a disposição de entrar no que foi aberto. O texto, já aberto, recebe àqueles que ele convoca, oferece hospitalidade".
Tá, e que tem isso a ver com a imagem!? Repare bem. Esta não é uma imagem comum. Ela foi pintada no chão de uma calçada, com giz pastel, pelo artista britânico Julian Beever. Sim, isso é uma ilusão de óptica criada pelo artista. Dependendo do ângulo que se observa a imagem, ela parece ser real, em 3 dimensões. Mas é pintada em um chão reto!
Larrosa fala em "entrar no texto", Beever mostra como "entrar na imagem".
Isso me soa um tanto quanto metalinguístico, caso eu tenha prestado bem atenção nas aulas de português e tenha conseguido fazer essa "metáfora" de forma correta...
O devir de uma experiência - de uma lição, de um aprendizado, de uma contemplação, de uma vivência, de uma leitura - está no fato de submergir-se nessa oportunidade e extrair dela a sua vivacidade, a sua essência, a sua magia...
O professor que ensina e o aluno que aprende, ambos são convidados a mergulharem no oceano do saber para dele desfrutar do conhecimento.
Comecei a me empolgar e, se eu continuar fazendo esse texto render, vou me exceder muito e essa postagem ficará chata de ser lida. Convido, então, o leitor a pegar esse fio que eu deixei solto aqui para tecer as suas próprias conclusões a respeito do tema, do texto de Larrosa, da imagem de Beever, das besteiras que escrevo, etc.. "Viage", crie, imagine, invente. Seja co-autor deste post que, com esse volume de palavras que aqui se encontra, logo logo ficará insuportável. Então deixo que o resto dessa reflexão se arquitete em sua própria cabeça.
Fiquem na Paz!
Um Abraço,
Yuri

Nenhum comentário:

Postar um comentário