terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sobre a lição

Ao ler esse texto percebi que em poucas lições me dispus realmente à leitura. Desde minha infância não percebia o convite dos livros. Isso foi horrível: as leituras eram penosas e com o tempo desenvolvi estratégias para “enganar” a professora de que realmente tinha lido. O pior era que enganava-me a mim mesma, perdia oportunidades de mergulhar em outro universo. O tempo passava e meu horror a leitura crescia. Não encontrava (porque não deixava ser conquistada pelo livro) uma leitura que me interessasse. Posso contar nos dedos os livros propostos na escola que realmente li por inteiro.

Diante disso, me ponho a pensar: quantos alunos dos mais diferentes níveis de ensino passaram, e passam, pela mesma situação que eu vivi? O que fazer para que esses alunos despertem o gosto pela leitura? Acho que ainda não sei bem a resposta. Reconheço, hoje, como é importantíssimo ter esse habito. Creio que superei esse “horror aos livros”, consigo efetuar as leituras da faculdade, claro que o tema me interessa – escolhi cursar este curso – mas, ainda assim, não são todas as leituras e muitos textos não são inteiros. Mas ainda tenho um traço desta experiência que permanece: [muito] dificilmente pegarei um livro para ler simplesmente por vontade. Férias? Fico distante deles (mesmo que seja um romance, por exemplo). E ai vai a dica, se for me dar um presente, me dê qualquer coisa, menos um livro. Infelizmente, não fui mordida e ferida pelo mesmo que gosto pela leitura que vejo em muitos colegas.

3 comentários:

  1. A escola nos ensina a ler, mas não a amar a leitura. E às vezes ela nos ensino o contrário, como acho que foi o que aconteceu com você!

    ResponderExcluir
  2. Val, me encontrei em você! Me sinto à vontade aqui para dizer que estou mais aliviada e com menos vergonha de dizer muitas das coisas que você apontou. Quando pequena eu nunca tive o hábito de leitura, ler os livros obrigatórios na escola era um sacrifício, e confesso que só fazia pelo medo da prova. Compartilho aqui com vocês a minha dúvida de não saber o real motivo disso ocorrer, sendo que em casa eu tenho um pai que compra um livro por semana e assina diversas revistas e jornais. Cresci vendo meus pais lerem todos os finais de semana. Se eu não fosse a ovelha negra da família e enfrentasse esse "problema", creio que provavelmente eu apontaria a falta de estímulo e exemplo de leitura em casa como fator de desânimo ao ler pelas crianças. A primeira coisa que eu faço quando eu pego um livro ou um texto é ir ao final e ver o número da página, e, na maioria das vezes, pensar "nossa, que comprido". Isso torna a leitura ainda mais pedante para mim. Ainda estou à procura de resposta para essa minha dificuldade de me deixar mergulhar em um mundo paralelo ao pegar um livro. Quanto a nós, futuros educadores, acho que devemos sim ensinar o amor à leitura, mas penso como farei isso se ainda não sou uma amante das palavras.

    ResponderExcluir
  3. Eu, ao contrario de vocês, amava quando uma professora anunciava que teríamos que ler um livro, mesmo sendo um ato obrigatório pois teríamos uma avaliação sobre. Penso que nunca é tarde para adquirirmos tal paixão. Senti lendo o que escreveram, que sentem-se frustradas por não terem sede de leitura, mas quem sabe não acabam adquirindo-a juntamente com as crianças as quais educarão?!
    É bom pensar que elas, no futuro, poderão talvez dizer que, assim como eu, ama ganhar um livro de presente!

    ResponderExcluir