quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O professor e a aula como acontecimento

Ao ler o texto "A aula como acontecimento", fiquei profundamente impressionada com a forma que o autor retoma toda a trajetória dos professores desde a antiguidade até agora, deixando claro a forma segundo a qual o professor. A parte mais impressionante para mim diz respeito à metáfora de Comenio com relação ao professor e o organista. Esse foi o trecho que mais me tocou a pensar como realmente os professores então ensinando hoje em dia, e em minha formação e na minha profissão como professora.

Acredito que essa reprodução de conhecimento pronto, sem que o aluno sinta uma ligação com o que está aprendendo é que faz com que ele perca o interesse pelo aprendizado. Sendo assim escolhi uma imagem que representa uma clássica professora ensinando o AEIOU, e o aluno se revoltando com aquele aprendizado forçado e muitas vezes repetitivo.

Acredito que essa imagem mostre o quanto o aluno se sente mal por ser
considerado um receptáculo vazio e o professor pode não ter a menor condição
de ensinar mas está ali ensinando um conhecimento pronto e nada atrativo pro aluno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário