quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Educação como Sujeição e como Recusa

“EDUCAR É SUJEITAR PROFESSORES E ALUNOS A PODEROSAS TECNÍCAS HIERARQUICAS DE VIGILANCIA, EXAME E AVALIAÇÃO ( por parte de administradores, pais e, de forma menos importante, colegas), que os constituem como objetos de conhecimento e sujeitos que conhecem. "(pg. 103)

                                                                                                                                                                                  
A leitura do texto me levou a letra da musica “Estudo errado” (Gabriel, O Pesador),
E pensar um pouco sobre as técnicas Hierárquicas de vigilância da Escola.

Estudo Errado - Gabriel O Pensador
"Eu tô aqui Pra quê?
Será que é pra aprender?
Ou será que é pra sentar, me acomodar e OBEDECER?
Tô tentando passar de ano pro meu pai não me bater
Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever
A professora já tá de marcação porque sempre me pega
Disfarçando, espiando, colando toda prova dos colegas
E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo
E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo
Eu quero jogar botão, vídeo-game, bola de gude
Mas meus pais só querem que eu "vá pra aula!" e "estude!"
Então dessa vez eu vou estudar até decorar" [...]


Nenhum comentário:

Postar um comentário