quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A aula como acontecimento



"Creio que há necessidade de invertermos a flecha nesta relação. A herança cultural continua disponível, mas ela deve ser entendida como de fato é: não apenas um conjunto de disciplinas científicas, mas um conjunto de saberes."
Essa foi uma das frases que chamou minha atenção no texto. Muitos acreditam que educar é uma transmissão de conhecimentos [científicos], contudo, ao tomarmos a visão proposta pelo autor, a herança cultural não representará apenas isso: representará também um conjunto das produções sociais humanas.
É justamente nesse sentido que se faz importante relacionar o vivido do professor com o vivido do aluno, compartilhando as experiências dessa herança cultural. O aluno deixa de ser apenas algo a ser preenchido (por conhecimento) para se tornar algo em processo de formação, um ser que pensa. Pensa para muito além das respostas que a herança cultural já forneceu, mas nas perguntas que ela, em relação com o vivido, suscita. É para a formação desse indivíduo que o professor do futuro colabora.

Um comentário:

  1. Concordo com a sua posição, acredito realmente que não devemos esquecer o que nós vivemos nem o que nossos alunos viveram quando estão dentro de sala de aula. É necessário utilizar isso como atrativo ao conhecimento e ao aprendizado.

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