quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A aula como acontecimento

“O que se constrói na ciência como hipótese, na escola vira verdade”

Todas essas questões, que dizem que são verdades, muitas vezes se encontram no livro didático. São para todos. São únicas.

Parece-me que muitos pontos referentes ao próprio ser humano, a capacidade de duvidar e estar em conflito, foram deslocados para uma verdade única. Um professor que escolhe reproduzir o que foi dito, o que supostamente é tido como certo em livros, materiais, acaba com as incertezas.

As ansiedades e desigualdades entre as pessoas tecem sua solução nas regras, nos manuais, no escrito, em alguma coisa que esconde a verdade. Desta forma, uma possibilidade muito importante é comprometida, a de pensar. O professor e o aluno não são potes vazios de conhecimento.

Busco demonstrar com essa tirinha abaixo o deslocamento que certas verdades têm:

“Pois a proposta de inversão da flecha demandaria tomar o acontecimento como lugar donde vertem as perguntas. Imagine uma aula em que se interrogue sobre o conteúdo.”

Anderson Cavalini Dias 101465

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