quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Aula como Acontecimento

Ao longo das minhas experiências escolares, tive contato com todos os tipos de professores descritos no texto “A lição como acontecimento”. Tiveram aqueles dotados de prestígio dado por outros alunos e pela sua formação; aqueles que se comportavam como aplicadores de materiais didáticos e outros que transmitiam conhecimentos que incorporavam de terceiros.

Em todos eles pude identificar aspectos positivos e negativos, cada um deixou uma mensagem implícita diferente por meio de suas atitudes. No geral, os primeiros se destacavam pela paixão com que davam as aulas; os segundos, pelo método e “exatidão” e, os terceiros, pela constante busca de novas ideias e saberes.

Entre eles, os últimos me pareceram os mais interessantes, na medida em que estavam sempre aprendendo novos saberes, a partir dos quais era possível refletir e criar. Apesar disso, não descarto as características positivas dos outros dois. Desejo, assim, ser um tipo de professor que busca em sua atuação agregar o maior número de aspectos positivos: aproveitar conhecimentos desenvolvidos por outros (presente nos livros didáticos, por exemplo) e investir na formação continua, sem deixar de também produzir e incentivar os alunos a fazerem o mesmo.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Acho bem interessante sua proposta de agregar somente os aspectos positivos. Não havia pensado no lado positivo de ser um professor que reproduz o que está nos livros didáticos. Seu post me ajudou a olhar isso de outra forma, lembrando que não se deve APENAS reproduzir o que está nos livros, como muitos professores (como o que citei no meu post) fazem.

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