quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Aula como Acontecimento

Ao começar a ler o texto, vi o quanto a figura do professor vai diminuindo enquanto a evolução da sociedade, mesmo não conseguindo pensar numa figura de professor "pior"do que a do controlador, acreditei ver este como o professor pós-controlador. Me surpreendi, então, com a figura do professor descrita para o futuro, mas será mesmo possível um professor assim, diante a sociedade em que vivemos? Foi a pergunta que me fiz durante a leitura, e a minha resposta é que pode ser possível, desde que temos vontade de tentar. Acredito ser difícil existir um professor que transmita um conhecimento que nem ele mesmo saiba e um professor que deixa o conhecimento nas mãos dos próprios alunos e que estes aprendam apenas com o livro didático, é dificil imaginar que esses professores entrem em extinção, talvez alguns ainda serão, talvez uma maioria. Me vejo no papel de futura educadora, como alguém que quer fazer com que seus alunos aprendam a produzir seus conhecimentos, para que isso aconteça não depende só de minha vontade, mas se eu ficar pensando que não é possível mudar não tentarei e não tentando não será, mesmo, possível mudar. É preciso acreditar e ter força de vontade, pois só a partir da prática que saberemos se a teoria funciona! Difícil é fazer da aula como acontecimento, mas não deve ser impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário