quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A aula como acontecimento

"É que ensinar, não é mais um modo de construir uma civilização, mas um modo de controlar e restringir sentidos"
Muitos acreditam que realmente, este é o fim único da educação, controlar e restringir o alunado à padrões e modelos impostos pela sociedade. Entretanto, quais as consequências que isso ocasiona? Para quem acredita neste fim único pouco importa. Contudo o dano é de proporções enormes. Aquele que, a vida toda foi controlado e restrito jamais conseguirá fugir destas amarras, necessitará em todos os momento de orientação e consentimento do outro, jamais será capaz de pensar por si, (re) significar o que foi dito e assim construir sua própria verdade e identidade. Uma educação que controla e restringe é uma educação que nada soma ao individuo.

2 comentários:

  1. A imagem traduziu bem o que você escreveu. Essa educação só não soma, como subtrai a subjetividade de cada um.

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  2. Aquele indivíduo que, a vida toda, foi ensinado através de tranmissão de saberes apenas, nada fará além de transmitir. Poucos são aqueles que "ressurgem das cinzas" e se destacam como produtores de saberes.

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