quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Educação como Sujeição e como Recusa






"A reação padrão ao fracasso educacional consiste em fornecer mais educação, de forma que a educação se torna o remédio para seus próprios males. Entretanto, as anomalias (taxas altas de fracasso e evasão, irrelevância da educação para o Estado ou para a economia e um declínio mundial nos padrões de qualidade) surgem, proliferam e são reforçadas, ao invés de serem superadas, como a educação proclama. A educação esta planejada para fracassar; ela produz necessidades e sujeitos necessitados, a fim de justificar sua própria necessidade." (p.105)


Achei muito interessante compartilhar aqui o que eu li essa semana na revista VEJA, do dia 21 de setembro de 2011. O economista Claudio de Moura Castro fez uma crítica ao ensino médio brasileiro dizendo:


"Nossos alunos têm um nível médio de compreensão de leitura equivalente ao de europeus com quatro anos a menos de escolaridade... E como é a escola que oferecemos? Tomamos o currilo fixo das escolas europeias e a alternativa da escola única dos americanos. Ou seja, a escola única com currículo único... nos livros, há assuntos demais, dentro de cada disciplina, como se todos fossem gênios e o tempo de aula fosse o dobro... com a inundação de conteúdos, nada se aprende, mas de tudo se ouve falar."







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