quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Educação como Sujeição e como Recusa

O texto me trouxe à tona muitas questões sobre a postura que eu terei que tomar em sala de aula. Talvez seja preciso rever pensamentos e concepções formuladas no início da minha vida escolar, quando eu ainda assumia a posição de aluna. Recordo-me que as relações de poder, descritas por Deacon & Parker, estavam constantementes presentes no meu dia a dia, sem que se quer nós (educandos) percebessemos isso. Eis a possibilidade de mudar um pouco dessa realidade em minhas mãos. Pode ser que minha contribuição seja pequena, e será, mas saber que eu posso modificar o percurso de pelo menos um aluno, sem limitá-lo "à sujeição, à disciplina e á recusa", já é motivo suficiente pra ir adiante.

Deixo com vocês uma música famosa, da banda Pink Floyd, que pode nos mostrar o que pensam os alunos que estão enclausurados nessa realidade, mesmo que não nos digam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário