terça-feira, 20 de setembro de 2011

Educação em massa


A educação em massa é um desafio se o objetivo é desenvolver um trabalho que envolva as várias dimensões educativas e, consequentemente, falha. Os alunos são distintos em muitos aspectos e possuem seus próprios modos de aprendizagem, portanto colocá-los todos em um mesmo ambiente educacional e passar de uma mesma maneira o conteúdo não é a melhor atitude perante uma sala de aula.

Essa realidade está cada vez mais presente no âmbito educacional e o papel do educador que é apresentar diferentes estratégias ao expor os conteúdos está cada vez mais distante de ser realizada pelo fato de não atingir a todos os alunos presentes na mesma sala de aula, que são inúmeros, e apenas um grupo, assim diferentes modos de atuação dos professores como discussões, trabalhos em grupo, teatro, visitas a museu, são necessárias e devem fazer parte do planejamento.

A dificuldade no aprendizado por esse motivo pode corromper a inteligência dos alunos e com isso a proposta ideal seria deixar o aluno escolher a área de interesse específico, desse modo teriam o conhecimento com o prazer de aprender o que lhe interessa desde os primeiros anos na escola.


Um comentário:

  1. Concordo, pois a educação em massa determina um padrão e aqueles que não se 'encaixam', que não correspondem aos critérios estipulados, simplesmente são 'descartados', sendo que há outras dimensões a serem exploradas pelo sujeito e consideradas aprendizagem, uma vez que o aprender não ocorre apenas na dimensão cognitiva em sala de aula.

    ResponderExcluir