terça-feira, 20 de setembro de 2011

educaçao como sujeiçao e recusa

Atualmente somos confrontados com múltiplos discursos educacionais que leva-nos a questionar a liberdade e a sujeição na educação. Todas as relações sociais são relações de poder. Na educação é importante considerar que os sujeitos se constituem com os outros e, portanto estão envolvidos pelo poder e as verdades que são construídas nesse processo igualmente.

A educação é permeada tanto por relações de sujeição, em que ela funciona como um disciplinador como por relações de recusa que consiste em confrontar essas mesmas relações.

Centrei-me na frase: “comunicar é sempre uma certa forma de agir sobre os outros”.Essa frase permite-me compreender que tanto os professores como os alunos se influenciam, quer seja por relações de sujeição ou recusa. Considerando o poder da comunicação, como educadora acredito que a relação que terei com os meus alunos é poderosa: ela pode sujeita-los, mas também pode emancipa-los. Desta forma é essencial compreender as relações de poder que envolve o processo educativo e ter consciência da influencia que exercemos sobre os nossos alunos e vice-versa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário