um prolongamento das aulas da disciplina EP153 do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação - UNICAMP
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
A aula como acontecimento
Através da leitura do texto de Geraldi, eu me deparei com os professores que surgiram com o mercantilismo, cujo o trabalho era transmitir o conteúdo que outros "doutos" produziam. Estes professores não precisavam ser hábeis para ensinar ou tirar de suas próprias cabeças o conhecimento a ser ensinado, bastava que soubessem comunicar aos alunos o conhecimento já produzido com os métodos já produzidos. Devido a isso, estes professores estavam sempre desatualizados, ou seja, atrás dos conhecimentos que já foram produzidos por aqueles que são capazes de produzir.
Com esta visão de professor, havia a visão de que os alunos eram receptáculos a serem preenchidos pela instrução escolar. Deste modo, os alunos não tinham nada a oferecer e ensinar aos professores, mas apenas recebiam conhecimentos, como se nossa cabeça fosse uma caixinha onde se guarda os conhecimentos recebidos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário