quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Educação como Sujeição e como Recusa


Pensar a educação como sujeição e recusa é analisar o que a educação se propõe a fazer de fato dentro da nossa realidade, e refletir como ela pode ser dentro de outra perspectiva.

Somos produto desta educação de sujeição. Sempre sujeitos às imposições "externas", ora vinda pela família, ora pelo professor, ora pela própria sociedade.
Entretanto, o que me chamou atenção neste texto é ver a educação como recusa.

"não descobrir o que somos, mas recusar o que somos...imaginar e construir o que poderíamos ser...para promover novas formas de subjetividade" ( p.107)

Quando adquirimos consciência do que somos, de como somos constituídos e como estamos sujeitos ao mundo em que vivemos, teremos então a possibilidade de buscar alternativas criando novas maneiras de ser e de agir neste mundo, deslocando as relações de poder antes constituídas, quebrando os paradoxos e problematizando as desigualdades.

Refletir na condição atual da educação é pensar o sistema na qual ela se submete e para tanto conscientizar-se desta condição é buscar novos caminhos para a educação e nossa posição enquanto futuros educadores.

Que educação queremos? Para quem? Para que?

São perguntas fundamentais para iniciarmos esta reflexão...







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