quarta-feira, 14 de setembro de 2011

"A aula como Acontecimento"





Fica colocado, de alguma forma, que enquanto professores, estamos imobilizados por métodos e manuais didáticos com conteúdos estabelecidos que devem incontestavelmente alcançar o objetivo proposto por outros pensadores que não exatamente nós.
Mas, penso que, esse professor que apenas media o conteúdo, algumas vezes por comodidade e outras por conveniência, deve de alguma maneira, ser extinto pelo próprio movimento das mudanças sociais frente á novas necessidades.
Essas “necessidades” precisam ser pesquisadas, apropriadas, estudadas e colocadas em pauta para discussões norteando o bem estar da humanidade, e não de Instituições.
O perfil do professor que escolhi pontuar é o "Professor do Futuro" (herança cultural) que, embora envolto de todas as obrigações postas pela educação enquanto objetivo coletivo e subjetivo consegue transformar um conhecimento hipotético em um conhecimento empírico e científico.
Fiz um recorte do filme “A corrente do Bem”. A cena “desenha” um professor que vai além da aprendizagem do conteúdo para uma discussão sobre valores. Traz uma certa “empatia” pela nova geração. Coloca a possibilidade de um salto cientifico-afetivo e cultural na e para a humanidade em busca dos “por quês?” das coisas da vida – a curiosidade de viver melhor.

http://www.youtube.com/watch?v=6z39C82DBVM

Nenhum comentário:

Postar um comentário