quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Aula como acontecimento

Diante da leitura é possível observar que a identidade do professor está em constante mudança, é possível identificar, como o próprio autor afirma, diferentes fases em que presenciamos diferentes tipos de professores. Sendo uma futura educadora penso que a proposta do autor, de levar a herança cultural para a sala, seja válida, mas não como uma reprodução de conhecimento, e sim como um questionamento, que deve estar sempre presente na relação professor-aluno-conhecimento. Na escola hoje podemos observar que existem todos esses tipos de professores, desde meros executores, como também os transmissores e até os pesquisadores ou reflexivos, pois é com eles que a mudança pode ocorrer e que as perguntas podem surgir sem o medo de fugir dos padrões, tão admirados por alguns na sociedade de hoje.

Entender os alunos e suas heranças culturais parece sempre algo distante da “tarefa” do professor, porém, com a leitura acredito que é possível fazer dessas heranças uma forma de aprender e ensinar diferentes, onde construir as respostas advém de formular as perguntas diante das respostas já prontas, mas que assim como o mundo se transforma, as respostas também devem estar sempre mudando.

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