quarta-feira, 14 de setembro de 2011

aula como um aconteicmento

A aula como um acontecimento

Tenho que admitir que atualmente os livros didáticos assumiram de certa forma o papel do professor. Aquele professor que possuía certos conhecimentos e os transmitia aos alunos deu lugar a um que possui um conjunto de técnicas de controle na sala de aula e que segue passo-a passo as atividades e lições propostas pelos livros. Também é verdade que os alunos são responsabilizados pelo seu processo de aprendizagem e que tudo depende do esforço que eles empreendem nesse processo. Sendo assim o professor coordena as lições propostas nos livros e cabe aos alunos apreender os conteúdos que os livros transmitem.

Quando pensei na aula como um acontecimento, a primeira coisa que me veio à mente foi um professor todo entusiasmado, criativo que é capaz de conduzir a aula de forma diferente, que capte a atenção dos alunos. Lendo o texto percebi que o autor vai muito, além disso. A herança cultural que cada um possui, na maioria das vezes fica fora da sala e quando a aula termina podemos tê-la de volta. Somos obrigados a esquecer o conjunto de conhecimentos que construímos durante a nossa vida, porque a escola nos faz acreditar que possui “verdadeiros conhecimentos”. A aula como um acontecimento é considerar os acontecimentos dos envolvidos no processo de aprendizagem Um professor que encara a aula como um acontecimento é capaz de considerar as suas vivencias e a dos seus alunos e mais do que isso questionar sobre essas vivencias, admitindo que fazem parte do ser de cada um e que trazem contribuições tanto para questionamento como articulação com outros conhecimentos e até mesmo fontes de novos conhecimentos.

Fica o desafio de “uma pedagogia da pergunta” e compreensão do que é ser humano e sua complexidade.

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