quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Aula como Acontecimento

Charge de Mauricio Ricardo:
http://charges.uol.com.br/2009/03/04/cotidiano-aluno-estranho/?modo=baloes
"[...] ao ouvinte não interessa saber se o executor é capaz de compor, interessa que acompanhe com maestria a partitura, onde tudo já esta escrito. Onde tudo já esta composto. É aplicado os sentidos desta metáfora na atividade de ensino - e portanto na actividade pedagógica - [...] "

Tal charge enfatiza o fato das crianças não terem a possibilidade de questionamento, tanto quanto ao docente como também, em relação a todo e qualquer assunto que apareça durante a aula, impossibilitando uma aprendizagem muito mais ampla e construtiva,ou seja, perde-se a oportunidade de tornar a "Aula como Acontecimento".

Um comentário:

  1. A charge de Mauricio Ricardo traduz muito bem a postura de certos professores, àqueles que temem ser questionados. Infelizmente muitos são os que têm medo das perguntas dos alunos, e por isso impossibilitam que elas aconteçam. Acredito que esse "medo das perguntas" é na verdade o medo de não saber responder o que é perguntado, e assim perante os alunos (na cabeça do professor) perder a autoridade e o ter a imagem de detentor do conhecimento desconstruída.

    ResponderExcluir